Sociedade Animes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem de Death Note?

5 participantes

Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Origem de Death Note?

Mensagem por ¿ Bµsңidợ ? 29th novembro 2010, 03:41

Death Note pode ter se inspirado em mangá de 1973

Um mangá “one-shot” de trinta anos atrás já falava do caderno negro.

Ao lado de um homem morto sem motivo aparente, uma única pista: um livro de capa preta com uma lista de nomes escritos. Por último, o nome do próprio cadáver. São estes os elementos obscuros encontrados por Yamada-san, um japonês de meia-idade solitário e ridicularizado por todos os colegas de trabalho.
Incapaz de resistir ao mistério ele resolve fazer um teste, e escreve no caderno o nome de seu cachorro que, para sua surpresa, morre em seguida. Somente uma conclusão chega à sua mente: aquele cujo nome fosse escrito naquelas páginas estaria condenado à morte.

O enredo soa familiar?Ainda que os enredos e personagens sejam diferentes, as semelhanças levam a pensar que exista relação entre esta história de Fushigi na Techô (”A Agenda Enigmática”), de Shigeru Mizuki, publicada em 1973 pela revista Comic Mystery, e o enredo de Death Note, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, que não confirmaram se as histórias têm alguma relação.

Origem de Death Note? 15_death_note01
Capa de Fushigi na Techô (”A Agenda Enigmática”)

Death Note, escrito por Tsugumi Ohba, e ilustrado por Takeshi Obata, como nós já sabemos, foi um dos mangás mais comentados em 2006. Com a popularidade do mangá, adaptações cinematográficas bem sucedidas e uma versão anime para TV, Death Note classificou-se como o termo de anime e mangá mais procurado no Yahoo! Japão em 2006.
No início de 2006, um weblog japonês publicou um artigo sobre um mangá “one-shot” de cerca de 24 páginas, chamado The Miraculous Notebook (“A Caderneta Milagrosa”) ou Fushigi na Techô (”A Agenda Enigmática”) de Shigeru Mizuki, que foi publicado na revista Comic Mystery, em 1973. A estória trata de um caderno mágico: quando o nome de uma pessoa é escrito nesse caderno, a pessoa morre. Parece familiar?
O mangá da década de 70 finalizava a história na mesma edição com um final trágico em que Yamada, sentindo-se culpado por mortes causadas pela sua descoberta, decide escrever no caderno o seu próprio nome. Já no mangá contemporâneo, o enredo de reviravoltas é desenvolvido em 12 volumes de muita tensão.

Origem de Death Note? 15_death_note02

Veja o sumário do One-shot:

Yamada, 45 anos, é uma pessoa comum. Seus colegas de trabalho sempre riem dele, sendo que apenas a Old Miss (uma mulher) o trata de forma diversa.
Um dia, um dos colegas de Yamada o vê doando 1.000 ienes para um templo. Ao ouvir essa estória, Old Miss sai para beber com Yamada e lhe pergunta sobre o templo.
Yamada diz a ela que, ao passar pelo templo outro dia, depois de ter saído para beber, ele encontrou uma caderneta jogada ao lado de uma pessoa morta. Muitos nomes estavam escritos na caderneta, sendo o último nome o da pessoa morta (a morte do rapaz foi noticiada na TV no dia seguinte). Yama diz ter percebido o potencial da caderneta após testar num cão (sendo o potencial o seguinte: quem quer que tenha seu nome escrito na caderneta, morre).
Yamada diz a ela, ainda, que após tal incidente, ele não precisava mais se preocupar em ser pobre, então ele sempre doava dinheiro ao templo. Depois de ouvir essa história, Old Miss pega a caderneta de Yamada emprestada.
Logo em seguida, os colegas de Yamada começam a morrer, um após o outro. Yamada percebe o que está acontecendo, e como a caderneta pode ser perigosa ao cair em mãos erradas.
Yamada recupera a caderneta e a usa para matar Old Miss. Por sentir-se mal por todas as mortes que causou, Yamada resolve acabar com a própria vida escrevendo seu nome na caderneta. E, depois, a queima para que ninguém possa usá-la novamente. Mais tarde, Yamada é morto.

Embora o autor de A Caderneta Milagrosa, Shigeru Mizuki, tenha criado muitas obras populares (tais como Ge Ge Ge no Kitaro), apenas algumas pessoas atualmente conhecem esse one-shot. A única diferença entre A Caderneta Milagrosa e Death Note é que na estória de Shigeru Mizuki não há Shinigamis (os deuses da morte em Death Note), e a origem da caderneta nunca é explicada.

Origem de Death Note? %25%25%25%25____000

Muita gente chama isso de plágio mas, na minha opinião, eu não chamaria isso de plagio, pois como disse, não há Shinigamis (os deuses da morte em Death Note) ou qualquer personagem semelhante ao L e também Death Note possui uma historia muito mais complexa e criativa. Mas se os autores de Death Note se basearam no One-Shot para criar Death Note eles melhoraram muito, pois, Death Note é um dos animes/manga mais famosos no mundo inteiro.

Abaixo algumas cenas do One-Shot:

Origem de Death Note? Dnotebook5
Origem de Death Note? Dnotebook8
Origem de Death Note? Dnotebook20
Origem de Death Note? Dnotebook23

"Será que o autor de Death Note tirou sua idéia da estória de Shigeru Mizuki, ou será que as semelhanças entre ambas as estórias foi apenas uma coincidência? O mundo pode nunca vir a saber." Diz site americano sobre o assunto.
__________________________
FONTE

Acho que alguns já leram essa matéria, mas é bom comentar sobre o assunto. o/
¿ Bµsңidợ ?
¿ Bµsңidợ ?
Designer
Designer

Mensagens : 3285
Idade : 31
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Tokio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Re: Origem de Death Note?

Mensagem por Hina-san 29th novembro 2010, 11:50

Interessante. Hm.. rs

Aaaaah, mas plágio não!
A história de DN só tem algumas semelhanças.

Qualquer um pensaria em um caderno da morte pra um mangá u.u -NNNN

Pra mim eles pegaram só uma ideia com o one-shot e fizeram o resto do jeito dele.
Eu acho pelo menos, nunca se sabe Origem de Death Note? 582278

Bju Buh, te amo ♥️
Tópico massa *-*


Última edição por Hina-san em 22nd janeiro 2011, 09:03, editado 1 vez(es)
Hina-san
Hina-san
Moderadora
Moderadora

Mensagens : 2064
Idade : 29
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Unknown.

Ir para o topo Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Re: Origem de Death Note?

Mensagem por Eric Vittar 29th novembro 2010, 12:18

Valeu buh dizeno as pessoas a origem de tudo E DESTRUINDO SONHOS DE CRIANÇAS IMBECIS PARABÉNS PARABÉNS
airiariair zoooooooooa tópico foda buh u.u
Eric Vittar
Eric Vittar
Mangaká
Mangaká

Mensagens : 550
Idade : 28
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Não estou em Goiania mais...Eu vou pra Goiania ^^

Ir para o topo Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Re: Origem de Death Note?

Mensagem por ¿ Bµsңidợ ? 30th novembro 2010, 00:51

uashusuhuhsuahsuhsuh :P

Pois é os autores de Death Note só usaram o caderno como base mesmo, eles acrescentaram regras no death note, shinigamis, tema investigativo e uma boa história :P
No one-shot só é um cara anti-social que encontra o cader e acaba se suicidando Origem de Death Note? 548960

Isso me fez lembrar que não li o one-shot Death Note Episode 0 Origem de Death Note? 84059
¿ Bµsңidợ ?
¿ Bµsңidợ ?
Designer
Designer

Mensagens : 3285
Idade : 31
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Tokio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Re: Origem de Death Note?

Mensagem por Akemi 30th novembro 2010, 05:31

Nossa q legal,

Interessante e pelo visto nesse One-shot não precisava saber o rosto da pessoa/ ou precisava??

Bom eu acho q não existe nada de inusitado, novo enfim.

Sempre há algo q ja foi visto mais em contexto diferente, acho q eles aperfeiçoaram A ideia desse One-Shot ou pode ser q não tenham ligações.

Sempre bom saber essas coisas

Valeuw Bushido quer um One-shot mas é de farinha de rosca shudhasudhausd \o\

Esse tópico Owna tudo \o\


Última edição por Akemi em 4th maio 2011, 07:08, editado 1 vez(es)
Akemi
Akemi
Administradora
Administradora

Mensagens : 3426
Idade : 35
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Never Land

Ir para o topo Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Re: Origem de Death Note?

Mensagem por ¿ Bµsңidợ ? 30th novembro 2010, 06:16

Interessante e pelo visto no One-shot não precisava saber o rosto da pessoa/ ou precisava??
Vixi nem sei :(
Não achei esse one-shot para download e nem pra ler online u.u mó merlin rsrs
¿ Bµsңidợ ?
¿ Bµsңidợ ?
Designer
Designer

Mensagens : 3285
Idade : 31
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Tokio

Ir para o topo Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Re: Origem de Death Note?

Mensagem por Ayu L. 13th dezembro 2010, 14:25

Interessante *o*

mas acho que não é bem plagio,bom vai saber \o
Ayu L.
Ayu L.
Mangaká
Mangaká

Mensagens : 546
Inscrição : 08/12/2010
Localização : Pergunta pra sua m...brincadeira \o/

Ir para o topo Ir para baixo

Origem de Death Note? Empty Re: Origem de Death Note?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos