Sociedade Animes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Copo de vidro derrete com o frio

4 participantes

Ir para baixo

Copo de vidro derrete com o frio Empty Copo de vidro derrete com o frio

Mensagem por Hades-sama 13th fevereiro 2011, 12:10

Estudos quânticos apontam descobertas sobre manifestações de elementos em temperaturas próximas ao zero absoluto.

Copo de vidro derrete com o frio 34334

Quando se pensa em derretimento, logo o que vem à cabeça das pessoas são altas temperaturas e fogo. Não é errado pensar assim, mas quando se trata de física quântica, há outros fatores que precisam ser analisados. Foram divulgados estudos da Universidade de Columbia (Estados Unidos) que apontam para reações diferentes do que se imagina.

Nestes estudos, pesquisadores afirmam que quanto mais frio, menos estáveis ficam as moléculas que compõem o vidro. Em laboratório, as alterações na temperatura são feitas de maneira mais abrupta, o que gera o chamado “caos quântico” na estrutura do vidro e, consequentemente, derrete o material.

Outra descoberta realizada pelos pesquisadores surpreende novamente. Perto do zero absoluto (menor temperatura que pode ser conseguida no universo), as moléculas do vidro voltam a solidificar o material, pois os elementos que o compõem param de locomover-se.

---------------------------------------------------------

Mais um tópico inútil, Lucas!

Achei essa matéria interessante pelo Baixaki e resolvi compartilhar com vocês.

Bem, algumas coisas até que são explicáveis, mesmo que uma pequena comparação: quando pegamos um punhado de gelo e apertamos na mão fica uma sensação de que está "queimando" e acho que com uma temperatura de Zero Absoluto aconteceria isso realmente com as moléculas.

_

A temperatura de Zero Absoluto é de -273,15 °C (Celsius) / -459.67 °F (Fahrenheit) / 0 °Ra ou -218,52 °Ré. O zero absoluto é um conceito no qual um corpo não conteria energia alguma.

Lembrando que é um conceito, é uma suposição de que nenhuma matéria aguentaria uma temperatura dessas.

Todavia, as leis da Termodinâmica mostram que a temperatura jamais pode ser exatamente igual a zero absoluto, ou seja, EXATAMENTE -273,15 °C

Este é o mesmo princípio que garante que nenhum sistema tem uma eficiência de 100%, apesar de ser possível alcançarem-se temperaturas próximas de Zero Absoluto. Para ser mais exato, chegou-se a -273,12 °C. Ainda que alguns objetos possam ser resfriados a esse ponto, para um corpo chegar ao zero absoluto, não poderá conter energia sobre o mesmo.

Uma pequena curiosidade:


Copo de vidro derrete com o frio 250px-Boomerang_nebula

A Nebulosa do Bumerangue recebeu recentemente o título de lugar mais frio do Universo (fora de um laboratório), a somente -272 graus Celsius. A nebulosa está a 5.117 anos-luz da Terra (na constelação de Centauro).

Hades-sama
Hades-sama
Fundador
Fundador

Mensagens : 2030
Idade : 28
Inscrição : 28/11/2010
Localização : Inferno

Ir para o topo Ir para baixo

Copo de vidro derrete com o frio Empty Re: Copo de vidro derrete com o frio

Mensagem por Esteh' Volkmer 13th fevereiro 2011, 14:44

uau't tópico inútil nada u.u
É sempre bom aprender mais..seja sobre o que for -q (qualquercoisamesmo:twisted:)
quando eu perguntei se física quântica era díficl.. pra minha tia - já que ela é professora.. -q (não sei como alguém pode em sã consciência decidir ser professor de matemática, química e física -q) '-' Ela deu uma risadinha Copo de vidro derrete com o frio 477213
Eu acho que eu já havia ouvido falar sobre esses estudos que foram realizado..mas nada concreto. É sempre bom saber um pouquinho mais -q
Thanks Emo King Copo de vidro derrete com o frio 538867
Esteh' Volkmer
Esteh' Volkmer
Kira
Kira

Mensagens : 1750
Idade : 102
Inscrição : 04/12/2010
Localização : Nowhere

Ir para o topo Ir para baixo

Copo de vidro derrete com o frio Empty Re: Copo de vidro derrete com o frio

Mensagem por pedroO 13th fevereiro 2011, 17:21

nossa mano q daora isso
é sempre bom procurar novidades desse tipo,eu sempre procurei coisa desse tipo ,mas sobre Copo de vidro derrete com o frio é daora Copo de vidro derrete com o frio 566121 .
em falar em fisica ,nossa é tenso d+
pedroO
pedroO
Great Teacher
Great Teacher

Mensagens : 624
Idade : 28
Inscrição : 21/01/2011
Localização : SBC

Ir para o topo Ir para baixo

Copo de vidro derrete com o frio Empty Re: Copo de vidro derrete com o frio

Mensagem por Hades-sama 19th fevereiro 2011, 22:37

Eu achei o tópico interessante, com algumas informações que vamos estudar, e gostei disso, eu já avia aprendido sobre o Zero absoluto na 6ª série. Algum dia vamos usar isso, e eu adorei, eu não sabia que dava pra chegar a uma temperatura tão gelada assim. D:

Pelo o que percebi, quase ninguém gostou do tópico e quis postar, que pena. XD
Hades-sama
Hades-sama
Fundador
Fundador

Mensagens : 2030
Idade : 28
Inscrição : 28/11/2010
Localização : Inferno

Ir para o topo Ir para baixo

Copo de vidro derrete com o frio Empty Re: Copo de vidro derrete com o frio

Mensagem por Hina-san 20th fevereiro 2011, 11:54

Eu demorei :( mas eu vim comentar \o/

Man é muito dahora essas coisas Copo de vidro derrete com o frio 863590

Eu não conhecia esse Nebulosa do Bumerangue, ou pelo menos acho que não. Eu vou ver umas coisas, eu gostei. \o/

(não sei como alguém pode em sã consciência decidir ser professor de matemática, química e física -q) '-'
ushauhsuahushas, aaah eu tenho vontade de estudar Física Copo de vidro derrete com o frio 538867 Na verdade, astrofísica Copo de vidro derrete com o frio 729845 ou cosmologia, nunca sei :( rs.

E tópico inútil nada² doguinho Copo de vidro derrete com o frio 423261 É muitoloko essas coisas, pelo menos pra quem gosta do assunto xD
Hina-san
Hina-san
Moderadora
Moderadora

Mensagens : 2064
Idade : 29
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Unknown.

Ir para o topo Ir para baixo

Copo de vidro derrete com o frio Empty Re: Copo de vidro derrete com o frio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos