Alquimia Medieval e Alquimia da Série FMA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alquimia Medieval e Alquimia da Série FMA

Mensagem por Akemi em 21st Janeiro 2011, 23:20


Alquimia

É uma tradição antiga que combina elementos de Química, Física, Astrologia, Arte, Filosofia, Metalurgia, Medicina, Misticismo, Geometria e Religião.

Existem três objetivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores ao ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida longa àqueles que o ingerissem.
Ambos os objetivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mística. Finalmente, o terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus.


Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da longa vida e a pedra filosofal são temas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, não poderiam ser considerados substâncias reais.
O próprio alquimista Nicolas Flamel, em seu "O Livro das Figuras Hieroglíficas", deixa claro que os termos "chumbo" e "ouro" são metafóricos, e que as metáforas serviriam para confundir leitores indignos.

Há pesquisadores que identificam o elixir da longa vida como um líquido produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida daqueles que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra", tornando-se assim verdadeiros alquimistas. Existem referências dessa substância desconhecida também na tradição da Ioga.

A Pedra Filosofal


(Nicolas Flamel - Alquimista, Criador da Pedra Filosofal)
Segundo a lenda, em torno de 1370, Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos, aparentando hieróglifos.

A história de sua vida poderia ser resumida na guarda deste livro, mesmo após muito estudá-lo, Flamel não conseguiria entender do que se tratava. Ainda segundo esta história, ele teria encontrado um sábio judeu em uma estrada em Santiago, na Espanha, que fez a tradução do livro, que se tratava de cabala e alquimia, possuindo a fórmula para a pedra filosofal.

Flamel, a partir de 1380, começou a se dedicar à alquimia prática. Segundo conta-se, conseguiu produzir ouro em torno de 1382 e depois finalmente a transmutação em ouro. Cerca de dez anos mais tarde do início dos experimentos, começou a realizar um grande número de obras de caridade como a construção de hospitais, igrejas, abrigos e cemitérios e os decorar com pinturas e esculturas contendo símbolos alquímicos e muito ouro.

Lenda

A lenda, no entanto, conta que, na realidade, ambos, Flamel e Perrenelle, não morreram, e que em suas tumbas foram encontradas apenas suas roupas em lugar de seus corpos, eles teriam vivido graças ao elixir da longa vida, ao qual, Flamel também teria fabricado.

Flamel deixou um testamento escrito a seu sobrinho, em que revelava os segredos que descobrira sobre a alquimia. O "Testamento de Nicholas Flamel" foi compilado na França no final dos anos 1750 e publicado em Londres em 1806.

O documento original foi escrito de próprio punho por Nicholas Flamel em um alfabeto codificado e criptografado que consistia em 96 letras. Um escrivão Parisiense chamado Father Pernetti o copiou e um Senhor de Saint Marc pôde finalmente quebrar o código em 1758.

Foi citado na série de livros Harry Potter como tendo realmente conseguido produzir a pedra filosofal e vivido 665 anos. Ele a teria destruído no final do primeiro livro da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal".Há menção também em O Código Da Vinci de Flamel tendo sido um dos grão-mestres do Priorado de Sião.

Transmutação Humana


Há transmutação humana é um conceito que foi aplicado com certas diferenças em FMA .
Na alquimia medieval,o processo da transmutação humana diz respeito a conhecer o próprio homem, ajudar em sua evolução em um caminho de aperfeiçoamento.
Há muitas referências entre a Alquimia do Anime FMA Isso é só um resumo do que se aprecia ao acompanhar essa série fantástica.
A autora da série FMA Hiromu Arakawa, teve um capacidade surpreendente de unir algo tão profundo com entretenimento de primeira.
Sobre Flamel
Sobre Alquimia

Akemi
Administradora
Administradora

Mensagens : 3425
Idade : 28
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Never Land

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alquimia Medieval e Alquimia da Série FMA

Mensagem por Hina-san em 22nd Janeiro 2011, 08:35



Um tema que eu adoro
Mas mesmo gostando, sei pouco sobre a alquimia :(

Mas é massa, envolve religião e ciência... mistura das boas

A autora da série FMA Hiromu Arakawa, teve um capacidade surpreendente de unir algo tão profundo com entretenimento de primeira.
Realmente, ela fez algo incrível Essa mulher é demais -Q
-

Tava lendo aqui, eles diziam que a Pedra Filosofal podia aproximar o homem de Deus :shock:

wikipédia - homúnculo escreveu:O conceito do homúnculo parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelso para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sémen humano posto em uma retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, se formaria o embrião. Outro alquimista que tentou criar homúnculos foi Johanned Konrad Dippel, que utilizava técnicas bizarras como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação.
Nossa, misturavam cada coisa pra fazer um homunculo :P
-

Mããããããs... eles não podem criar uma coisa sem dar outra coisa em troca -Q
-

Ah Kemi-nee, tópico muito³³ bom. Gostei mesmo.
Deu vontade de pesquisar mais sobre isso \o/
Amo-chan, você é demais nee-chan *o*

Hina-san
Moderadora
Moderadora

Mensagens : 2060
Idade : 22
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Unknown.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alquimia Medieval e Alquimia da Série FMA

Mensagem por Hikari em 22nd Janeiro 2011, 10:07

Esse assunto me interessa deveras... Eu já pesquisei bastante sobre a alquimia medieval. Pow eu preciso achar logo essa pedra filosofal rsrs.
Mas é verdade... Não se pode ter nada se não se der outra coisa com igual valor em troca... Isso da pra ver na transmutação do ouro qe ele fez XD E em tudo na vida XD
E sim, esse caderno realmente existe e já foi descodificado mas ainda ninguem sabe se eh mesmo verdade essa historia ne? acho que ainda nunca ninguem fez uma pedra filosofal... Mas porque ninguem tentou?
Será que tem alguma pedra filosofal por ae ou será apenas uma lenda*---* pow eu amava descobrir...

Hikari
Estudante
Estudante

Mensagens : 127
Idade : 22
Inscrição : 30/12/2010
Localização : g.g

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alquimia Medieval e Alquimia da Série FMA

Mensagem por ->UchihaRyuuzaki<- em 22nd Janeiro 2011, 10:19

Roxedo o tópico tia Agora eu não entendi uma coisa o manolo flamel ainda tá vivo?

->UchihaRyuuzaki<-
Mangaká
Mangaká

Mensagens : 546
Idade : 21
Inscrição : 29/11/2010
Localização : Não estou em Goiania mais...Eu vou pra Goiania ^^

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alquimia Medieval e Alquimia da Série FMA

Mensagem por Renato ( Shiro-kun) em 2nd Dezembro 2011, 18:27

FMA *-* a alquimia de FMA é + legal xD e mais util xD

Renato ( Shiro-kun)
Estudante
Estudante

Mensagens : 140
Idade : 22
Inscrição : 04/09/2011
Localização : quintal de Uberlândia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alquimia Medieval e Alquimia da Série FMA

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:34


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum